11/03/2024

Search
Close this search box.

Vanda Witoto teve mais votos do que 19 eleitos, mas não se elegeu

Candidata indígena Vanda Witoto agradeceu aos eleitores e parentes que votaram nela no domingo (Foto: Divulgação)
Do ATUAL

MANAUS – A candidata indígena a vereadora pela Rede Vanda Witoto recebeu mais votos nas eleições deste domingo do que 19 candidatos eleitos em Manaus, mas não conseguiu se eleger. A candidatura dela esbarrou no quociente eleitoral – método pelo qual se distribuem as cadeiras nas eleições pelo sistema proporcional de votos.

Vanda Witoto teve 8.374 votos. No quadro geral dos candidatos, ela ficou na 23ª colocação, ou seja, foi a 23ª mais votada do pleito, mas caiu para a parte debaixo da tabela porque os partidos da federação pela qual disputou não atingiu o quociente eleitoral. Foram eleitos 41 vereadores neste domingo.

Witoto disputou a eleição proporcional pela federação formada pelos partidos Rede e PSOL, que conseguiram apenas 14.565 votos, a maioria dela própria. Para eleger um vereador, a federação ou o partido precisaria de pelo menos 26.896 votos (quociente eleitoral, que é a divisão do número de votos válidos pelo número de vagas na Câmara Municipal de Manaus).

Com menos votos que Vanda Witoto, reelegeram-se vereadores e vereadoras de Manaus como Rosivaldo Cordovil (PSDB), com 8.146 votos; Professora Jacqueline (União Brasil), com 1.081 votos; Yomara Lins (Podemos), com 1.006 votos e Rosinaldo Bual (Agir), com 7.892 votos.

Também se reelegeram com menos voto que Witoto os vereadores Jander Lobato (PSD) – 7.775 votos; Roberto Sabino (Republicanos) – 7.579 votos; Professor Samuel – 7.232 votos; Raiff Matos (PL) – 7.169 votos; Raulzinho (MDB) – 7.001 votos; Marcelo Serafim (PSB) – 6.646 votos; e Mitoso (MDB) – 6.199 votos.

O candidato eleito com o menor número de votos em Manaus teve menos da metade dos votos de Vanda Witoto. Sérgio Baré (PRD) recebeu 3.466 votos, e foi beneficiado pelos votos de outros candidatos do partido.

Nas redes sociais, Vanda Witoto agradeceu aos eleitores que confiaram nela, e desabafou: “É difícil vencer este sistema de poder que os grandes partidos estabeleceram para a nossa cidade há décadas. Nossa candidatura superou expectativas, superamos votos de mais da metade do vereadores eleitos.”

Witoto também criticou a baixa presença de mulheres no parlamento municipal: “Mais uma vez a Câmara Municipal será ocupada, em sua grande maioria, por homens brancos, ricos, apadrinhados pelos governos executivos.”

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Senado e Câmara sediam 10ª Cúpula do P20 de quarta a sexta-feira

(Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado) Criado em 2010, o P20 é um grupo liderado pelos presidentes…

Abstenção foi maior que votos para prefeitos eleitos em 170 cidades

Candidatos a prefeito tiveram poucos votos em relação à abstenção em 170 cidades (Foto: Antonio…

Projeto abre crédito orçamentário de R$ 94,3 milhões para diversos ministérios

Brasília – O Congresso Nacional analisa projeto (PLN 35/24) que abre crédito suplementar no Orçamento…