Por Felipe Campinas, do ATUAL
MANAUS – O governador do Amazonas, Wilson Lima, e o prefeito de Manaus, David Almeida, disseram que fizeram pedidos ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, no breve encontro ocorrido no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, neste domingo (17).
O presidente norte-americano veio a Manaus para conhecer de perto a Floresta Amazônica. Após pisar em solo brasileiro, por volta de 12h40, Biden foi recepcionado por Wilson e David. A interação entre eles durou cerca de quatro minutos.
“Ele foi bem suscinto nas palavras, inclusive, sabia todos os problemas da cidade, dos problemas financeiros e orçamentários. Eu aproveitei para pedir alguma coisa”, disse David, em tom humorado. “O que o senhor pediu?”, questionou a reportagem. David respondeu: “A paz mundial”.
David classificou a vinda de Biden a Manaus como um “momento ímpar na história de Manaus”. É a primeira vez que um presidente norte-americano pisa em solo manauara.
“Nós estamos muito felizes, honrados. Sem dúvida alguma, é um momento ímpar na história da nossa cidade a presença do maior líder mundial. Chega a ser emocionante você estar próximo do Air Force One, o avião presidencial americano, e uma deferência sem dúvida alguma é a presença dele aqui na nossa cidade”, disse David.
Wilson Lima disse que a conversa foi rápida, mas que reforçou o pedido para que os Estados Unidos tenham um escritório da embaixada em Manaus. A medida facilitaria o atendimento a cidadãos norte-americanos que moram na região e a emissão de visto.
“Primeiro ele [Biden] está muito feliz de estar aqui. Tive uma conversa rápida com ele pra falar da importância que é a visita do presidente americano aqui no sentido de fortalecer essa relação com o Brasil e com o estado do Amazonas, na questão ambiental, mas sobretudo se preocupar com as pessoas”, disse Wilson Lima.
“Fiz um pedido para que a gente pudesse ter aqui um escritório da embaixada americana para dar suporte aos cidadãos americanos, mas também para emissão de visto americano, porque essa é a única região brasileira em que a gente não tem o escritório da embaixada americana”, completou o governador do Amazonas.
Após se encontrar com o prefeito e o governador, Biden sobrevoou uma área florestal com o cientista brasileiro Carlos Nobre, que mostrou ao presidente os efeitos da seca extrema e focos de incêndios. “Mostrei para o presidente Biden também inúmeros desmatamentos e foi uma surpresa até para mim”, afirmou Nobre.
Biden anunciou, no Musa (Museu da Amazônia), investimento de US$ 50 milhões para o Fundo da Amazônia. O democrata também decretou 17 de novembro como o Dia Internacional da Conservação.