Rio de Janeiro- A cirurgiã-dentista Fernanda Costa, filha do traficante Fernandinho Beira-Mar, foi reeleita vereadora de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Ao todo, a parlamentar teve 7.355 votos e se tornou a 10ª candidata mais votada do município.
Fernanda é filiada ao MDB e está na segunda legislatura. A primeira vez que concorreu ao cargo foi em 2016, quando registrou 3.098 votos e perdeu as eleições.
Em 2020, a então candidata teve 3.999 votos e tornou-se suplente. No entanto, acabou empossada no início de 2021, depois que um vereador do partido foi nomeado como secretário municipal de Serviços Públicos.
Nascido em Caxias e criado na favela Beira-Mar, Luiz Fernando da Costa é apontado como um dos maiores narcotraficantes do país e um dos chefes do Comando Vermelho. Nos anos 1990, Fernandinho Beira-Mar foi considerado um dos criminosos mais perigosos do Rio de Janeiro.
Beira-Mar foi preso em 2001 na Colômbia e extraditado para o Brasil. Em 2006, se tornou o primeiro detento de uma penitenciária de segurança máxima após ser transferido para o então recém-inaugurado presídio de Catanduvas, no Paraná. Atualmente, ele cumpre pena na penitenciária federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Somadas, as condenações passam de 300 anos.