domingo, 19 outubro, 2025

Deputado Gustavo Gayer sugere monitoramento de Wagner Moura nos EUA e chama ator de ‘extremista’

WhatsApp
Facebook
Twitter
Foto: Reprodução Internet
Foto: Reprodução Internet

O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) voltou a gerar polêmica nas redes sociais ao sugerir que autoridades dos Estados Unidos monitorem o ator brasileiro Wagner Moura. O parlamentar chamou o astro de ‘Tropa de Elite’ de ‘extremista’ após republicar uma entrevista do artista e marcar perfis de autoridades norte-americanas. A declaração ocorre em meio ao acirramento de debates políticos envolvendo personalidades brasileiras no exterior.

Wagner Moura, que mora em Los Angeles há sete anos, tem se destacado internacionalmente por sua carreira no cinema e na televisão, além de adotar posicionamentos críticos contra Donald Trump e o governo Bolsonaro. Recentemente, o ator recebeu o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes e protagoniza produções nacionais e internacionais de grande relevância.

Gayer marca autoridades americanas

Na publicação feita em seu perfil no X (antigo Twitter), Gustavo Gayer pediu atenção ao secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e ao vice-secretário Christopher Landau. Segundo o deputado, Moura estaria ‘atacando Trump’ e ‘defendendo Alexandre de Moraes’, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). “Esse cara está morando nos EUA e continua apoiando Moraes, atacando Trump e dizendo que os EUA são uma ditadura. Acho que vale a pena dar uma olhadinha nesse extremista”, escreveu.

O que disse Wagner Moura

A mensagem de Gayer foi compartilhada junto a uma entrevista concedida por Wagner Moura à BBC News Brasil. Na conversa, o ator afirmou que percebeu certa ‘inveja’ de americanos pelo julgamento que levou à prisão de Jair Bolsonaro e outros sete réus por tentativa de golpe de Estado. Ele também criticou as políticas anti-imigração de Donald Trump e classificou o período entre 2018 e 2022 como um dos mais difíceis para artistas, universidades e a imprensa brasileira.

Carreira internacional em ascensão

Apesar das polêmicas políticas, Wagner Moura segue consolidando sua carreira no exterior. Além do prêmio de melhor ator em Cannes, ele estrela o longa ‘O Agente Secreto’, de Kleber Mendonça Filho, escolhido para representar o Brasil no Oscar 2026. Nos EUA, Moura também é protagonista da série ‘Ladrões de Drogas’, que tem recebido boa repercussão da crítica.

Outros políticos se movimentam

A postura de Gayer não é isolada. Nos últimos dias, outros parlamentares ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro, como Nikolas Ferreira (PL-MG), também pediram publicamente que autoridades americanas cancelem ou restrinjam vistos de brasileiros críticos a Trump. Entre os alvos já citados está o influenciador Felipe Neto. Além disso, pressões têm sido feitas para que cidadãos que celebraram a morte de Charlie Kirk sofram boicotes profissionais.