11/06/2024

Search
Close this search box.

Deputada quer acabar com dedução que diminui impostos pagos pelos bancos

Deputada Greyce Elias afirma que essa dedução pelos bancos reduz a arrecadação federal (Foto: Zeca Ribeiro/Agência Câmara)
Da Agência Câmara

BRASÍLIA – Em análise na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 2409/24 institui proibição aos bancos de deduzirem como despesas, na apuração do lucro, as perdas com empréstimos bancários não quitados pelos devedores. Hoje essa dedução é permitida pela Lei 9.430/96, o que diminui a tributação sobre os bancos.

A proposta também revoga duas leis que concedem benefícios fiscais para os bancos por perdas decorrentes de operações inadimplentes (Leis 12.838/13 e 14.467/22). Todas as medidas valeriam no ano seguinte à aprovação do projeto pela Câmara e pelo Senado.

A deputada Greyce Elias (Avante-MG), autora da proposta, afirma que a dedução das perdas decorrentes de inadimplência dos empréstimos leva à diminuição da arrecadação federal, com prejuízo para as políticas públicas.

“Com maior arrecadação, será possível ao poder público ofertar serviços públicos de maior qualidade e promover ações para combate à pobreza”, disse Elias.

O projeto será analisado em caráter conclusivo nas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Deputada Carol Dartora diz que sofreu ataque racista e ameaça de morte

Paraná- A deputada federal Carol Dartora (PT-PR) denunciou ter sido alvo de ataques racistas e…

Ex-presidente da OAB-MT denunciou desembargador antes de ser morto a tiros

Advogado Renato Gomes Nery foi morto em uma emboscada próximo da casa dele, em Cuiabá…

Criadores de cultura discutem na ALE o futuro das profissões no setor

Manaus – Criadores culturais e entidades representativas do setor no Amazonas participam nesta quarta-feira (6),…