domingo, 19 outubro, 2025

Ucrânia lança ataque de drones contra refinaria russa de Kirishi e Trump cobra novas sanções à Rússia

WhatsApp
Facebook
Twitter
Foto: Liesa Johannssen/Reuters
Foto: Liesa Johannssen/Reuters

A guerra entre Rússia e Ucrânia ganhou mais um capítulo neste fim de semana, quando Kiev lançou um ataque maciço de drones contra território russo. Entre os alvos, a refinaria de petróleo de Kirishi — uma das maiores do país — foi atingida, provocando incêndio e levantando novos debates sobre o impacto da ofensiva.

Além disso, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reforçou a pressão sobre os aliados da OTAN e propôs um pacote de sanções mais duras contra Moscou, atrelando a medida ao fim da compra de petróleo russo pela Europa.

Ataque de drones atinge refinaria russa

Na noite de sábado (13), a Ucrânia lançou uma ofensiva aérea contra instalações estratégicas na Rússia. O Ministério da Defesa russo informou que 361 drones foram abatidos, além de quatro bombas aéreas guiadas e um míssil HIMARS de fabricação norte-americana.

Um dos principais alvos foi a refinaria de Kirishi, no noroeste do país, que refina cerca de 355 mil barris de petróleo por dia, representando 6,4% da produção nacional. Apesar do incêndio registrado no local, o governo regional de Leningrado afirmou que não houve feridos.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, celebrou a operação e destacou a importância das ofensivas contra o setor energético russo.

As sanções mais eficazes são os ataques às refinarias, terminais e depósitos de petróleo russos. Isso restringe significativamente a indústria e, consequentemente, a guerra”, declarou.

Reação dos Estados Unidos e da OTAN

O ataque ocorre em meio a pressões internacionais por mais sanções contra Moscou. Em mensagem divulgada em sua rede Truth Social, Donald Trump defendeu que os países da OTAN interrompam imediatamente a compra de petróleo russo antes que novas medidas sejam aplicadas pelos Estados Unidos.

“Estou pronto para impor sanções severas à Rússia quando todas as nações da OTAN tiverem concordado e começado a fazer o mesmo, e quando PARAREM DE COMPRAR PETRÓLEO DA RÚSSIA”, escreveu o presidente norte-americano.

Trump também sugeriu que as nações ocidentais imponham tarifas de 50% a 100% sobre produtos chineses, como forma de acelerar o fim da guerra na Ucrânia.

Cenário internacional em tensão

A proposta de Trump sinaliza uma piora na relação com Vladimir Putin. Em agosto, ambos haviam se encontrado no Alasca para discutir um possível cessar-fogo, mas sem avanços concretos.

Na última sexta-feira (11), Trump afirmou que sua paciência com o líder russo “está acabando rápido”, reforçando a escalada de tensão diplomática.